Imprensa 26/02/2019

A ADVOCACIA 4.0

A VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O FUTURO CHEGOU?

Século XXI, vivemos em um período onde a tecnologia está cada vez mais acessível as pessoas comuns e já nos acostumamos as tendências que surgem atingem diretamente nossas vidas.

Poucos anos atrás não imaginávamos ter acesso a internet em nosso celular, o uso de troca de mensagens, notícias em tempo real tudo isso em um dispositivo móvel na palma da mão do consumidor.

A movimentação da tecnologia fica cada vez mais rápida do que a própria velocidade com que as informações chegam as pessoas comuns.

Tudo cada vez mais se torna digital, como as tão famosas fintechs, bancos totalmente digitais onde não existe agência física que surgiram para facilitar o acesso ao consumidor onde ele estiver tudo feito por aplicativo ou internet banking.

Da mesma forma é a advocacia que foi impactada com os avanços tecnológicos. Os advogados passarão então a entrar em uma fase de transição da advocacia artesanal para uma digital de encontro a modernidade.

MAS AFINAL O QUE É A ADVOCACIA 4.0?

O profissional que atua como operador do direito que usa a tecnologia como aliada e domina ferramentas digitais para maior eficiência de sua atuação se encaixa nesse conceito.

O profissional do direito hoje está cercado de ferramentas que o auxiliam no exercício jurídico como softwares jurídicos, aplicativos, processo eletrônico, certificado digital e inteligência artificial que beneficia na construção de estratégias inteligentes e tomada de decisões.

De primeiro momento pode parecer que a tecnologia seja uma espécie de adversária porquanto substituirá o trabalho do advogado, no entanto, muitas tarefas repetitivas e trabalhosas podem ser delegadas a esses sistemas fazendo com o que advogado se dedique a parte intelectual e estratégica do problema.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Utilização de diversas plataformas disponíveis na internet que facilitam seu trabalho.
  • Usa a internet como aliada seja no relacionamento com cliente, no marketing, na colaboração de parceiros, atuação operacional, redes sociais, sites e etc.
  • Criação de conteúdo e divulgação de forma online em sites especializados e redes sociais como Instagram, site oficial, e-mail, Whats app e etc.
  • Atualização constante do profissional sobre tendências da tecnologia e das mudanças constantes do Direito como blockchain, criptoativos, internet das coisas, Direito digital e outros.
  • Inteligência artificial para melhoria da eficiência de pesquisa de doutrina e jurisprudência, classificação de dados, análise de documentações, revisão de artigos doutrinários e precedentes, redução de erros nos processos de produção de relatórios e documentos e etc.

O futuro dessas novas frentes tecnológicas torna-se um desafio para o advogado que não está preparado e ao mesmo tempo um caminho sem volta.

É o momento de desenvolver habilidades para o profissional se manter relevante no futuro, a transformação digital chegou e chegou para ficar. E você? Está preparado?

 

mail Visite também o nosso Perfil no Jusbrasil e tenha acesso, também, a outros conteúdos.

yes Curta nossa página no Facebook e fique inteirado das nossas atualizações.

enlightened Siga nosso perfil no Instagram e receba os melhores conteúdos. 

Solicite sua proposta de serviços

Artigos Relacionados

21

Janeiro

Item 1

VIAGEM LEGAL

01

Fevereiro

Item 1

VÍCIO OCULTO

ASSINE NOSSSA NEWSLETTER

e receba nossas atualizações.